segunda-feira, 28 de junho de 2010

Unidade III - atividade 1 - Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola.

Tecnologia na Educacão
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 3
Atividade: 1
Cursista: Terezinha Gomes de Sousa da Costa.
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva

Aula com material digital

Escola Estadual José Costa Soares
Turma:2º ano (B)
CONTEXTUALIZANDO O ALFABETO.
07/06/2010
Autora:Terezinha Gomes de S. da Costa
Guarai-To
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção do significado da palavra, através de atividades contextualizadas e construir o conceito de poesia, assimilando: estrutura textual, formato e linguagem específica. Eles/as poderão ainda aprender ou resgatar conceitos matemáticos: quantidade, mais e menos.
Duração das atividades
180 minutos_ três (3) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico, ou seja, que consiga atribuir valor sonoro às letras. Professor/a faça uma sondagem para saber qual ou quais são as hipóteses dos/as alunos/as sobre a escrita das palavras. Para isso, estimule as crianças a refletirem sobre o sistema de escrita e de leitura, para que possam superar suas hipóteses já construídas e formular outras. Como será proposta uma atividade integrada com matemática é importante que o/a aluno/a já tenha construído a idéia de número e a sua representação.
Carrossel da Fantasia
Estratégias e recursos da aula
Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de idéias”, para estimular os/as alunos/as a citarem algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma. Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”.
1 - Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de idéias”, para estimular os/as alunos/as a citar em algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma.
2- Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”. “Poesia para crianças” da Editora Ática, Educação e Cia. Depois você vai utilizar o alfabeto, escrito em um cartaz ou na lousa.
1ª aula - 60 minutos
Realizando o diagnóstico: Professor/a você poderá selecionar o tema de um projeto desenvolvido em sala de aula, ou de alguma data comemorativa que esteja sendo trabalhado ou mesmo, de algum conteúdo explorado, como por exemplo: brinquedos, boneca, bola, carrinho, jogo e casinha. Depois de escolher o tema com as crianças, você poderá utilizar a técnica pedagógica de “ditado com figuras”, veja o modelo a seguir. Esta é apenas uma sugestão, você poderá trabalhar com o grupo de palavras que as crianças já tenham familiaridade. Depois de realizado o diagnóstico, você terá subsídios para apresentar alguns desafios para as crianças.
Aula _120 minutos_ 2 aulas geminadas
Contextualizando o alfabeto.
1- Professor/a apresente a poesia para as crianças, mas treine antes, leia com “emoção poética”. Diga às crianças que fiquem bem atentas, pois você vai ler uma poesia.
2- Questione-as sobre o que é poesia. Será que alguém já ouviu alguma poesia? Como é uma poesia? Depois de sondar os conhecimentos prévios que elas têm sobre este gênero textual, leia a poesia sem apresentar a escrita. Deixe-as somente ouví-la.
3- Quando ler as palavras: alegria, folia, tristeza, faça a expressão facial que demonstre estes sentimentos.
4- Em seguida apresente a poesia por escrito ou utilize a animação que sugerimos no www.contandohistoria.com/o_menino_que_descobriu_as_palavras.htm
Atenção! Não vamos utilizar a poesia toda, pois ela é extensa para as crianças, sugerimos que selecione apenas as quatro primeiras estrofes. Se as crianças ainda não estão silábicas alfabéticas utilize a letra de imprensa maiúscula para apresentar a poesia.
O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
Cineas Santos e Gabriel Archanjo
ERA, UMA VEZ, UM MENINO
QUE, AINDA BEM PEQUENINO,
DESCOBRIU, TODO CONTENTE,
QUE PALAVRA É QUE NEM GENTE:
.
UMAS SÃO FESTAS E ALEGRIA,
COMO PALHAÇO E FOLIA;
OUTRAS SÃO SEMPRE TRISTEZA,
COMO DOENÇA E POBREZA.
PERCEBEU O MENININHO
QUE A PALAVRA CARINHO
ATÉ AS PLANTAS ENTENDEM,
TODOS OS SERES COMPREENDEM,
.
NÃO SE CONTEVE E GRITOU:
"CARINHO É FILHO DO AMOR!"
O MENINO DESCOBRIU,
FICOU FELIZ E SORRIU (...)
Explorando o tema:

ABECEDARIO 2
- Leia com elas o alfabeto. Peça também, que algumas crianças façam a leitura em voz alta. Aproveite a oportunidade para fazer questionamentos do tipo: Qual quadradinho tem a letra h? Quais são as letras que estão entre as letras c e k? Que letras estão depois da letra u?
- Entregue para cada criança uma cópia da poesia. Leia novamente a poesia para elas. Solicite que tentem lê-la silenciosamente, em seguida, leia com elas.
- Peça que coloquem o dedinho nas palavras que estão lendo ou fazendo a “pseudo leitura”. Observe se estão fazendo o movimento correto, da esquerda para a direita. Concluída as diferentes modalidades de leitura, proponha-lhes ainda que:
1- Descubram e circulem na poesia as palavras que começam com a letra A (alegria, até e amor). Com esta atividade você vai perceber qual é a hipótese que elas têm sobre palavras e letras, quando elas estão em transição entre o silábico e o silábico alfabético algumas ainda não conseguem identificar o que é uma palavra, por isso é importante que você esteja atento/a e questione-as sobre suas hipóteses, para isso um texto, no caso a poesia, oferece a elas um modelo para que confrontem suas hipóteses e possam superá-las.
2- Descubram e coloram de amarelo a palavra que começa com a letra B (bem), de azul as palavras que começam com C (contente, como, conteve, carinho, compreendem), de rosa as palavras que começam com a letra D (descobriu e doença).
Professor/a aproveite esta atividade e explore também alguns conceitos matemáticos:
A Baratinha - DVD Galinha Pintadinha
1- Quantas palavras que começam com a letra A vocês encontraram na poesia?
2- Quantas palavras que começam com a letra B vocês coloriram na poesia?
3- E com a letra C quantas palavras vocês coloriram de azul na poesia?
4- Com letra D vocês encontraram quantas palavras?
5- Qual letra tem mais palavras na poesia?
6- Qual letra tem menos?
7- Quantas palavras com a letra C têm a mais que as palavras com a letra B?

Nenhum comentário:

Postar um comentário