Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV: Currículo, Projetos e Tecnologia.
Atividade: 2A _Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Terezinha Gomes de Sousa da Costa
Tutora: Maria Madalena Pereira Santos
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
O projeto: “Contribuir para Descobrir” foi fundamentado no pressuposto de que o educando tem bastantes dificuldades nos aspectos que envolvem leitura e escrita, sendo, pois, o primordial papel do professor, apresentar metodologias de forma sistematizada, trabalhando com o aluno suas habilidades e estimulando-o a descobrir suas capacidades.
Sabe-se da dificuldade de concentração que os alunos têm, e, é por isso, que as metodologias utilizadas contemplaram essa “instabilidade”,ou seja, procurou-se envolver os alunos levando em conta seus próprios interesses, criando atividades práticas que estivessem em consonância com o seu mundo.
No desenvolvimento das atividades, os recursos pedagógicos mais utilizados foram: jornais, cartazes, livros literários, caderno, lápis, entre outros. Sendo assim foram utilizados instrumentos tecnológicos com leitura de mensagens, levando os alunos a refletirem, sobre as diversidades de textos por meio dos programas software,PowerPoint leituras de imagens.De acordo com as atividades realizadas, percebeu-se que, os alunos mostraram-se muito interessados e desenvolveram todas as atividades propostas sem queixas, percebendo-se que a maior preocupação deles era superar as dificuldades na leitura e na escrita. Todos mostraram-se entusiasmados diante de tudo o que lhes foi proposto, pois todas as atividades realizadas vinham de encontro ás suas necessidades.
Desenvolveram-se atividades tanto individuais quanto em grupo, como por exemplo: em grupo de quatro, os alunos produziam textos a partir de um tema escolhido por eles mesmos, depois um repassava o seu texto para que outro colega do grupo o corrigisse, sendo que todas ocorreram de modo satisfatório, pois os alunos se desempenharam muito bem em tudo o que lhes foi proposto.
Os grupos de estudos foram organizados de forma aleatória, para que não houvesse atritos ou mesmo para não privilegiar alguns em detrimento dos outros.
No relacionamento professor/aluno transcorreu tudo muito bem, pois se trabalhou bastante a questão da socialização, da cooperação e do respeito mútuo. O que ocorreu foi um clima de troca recíproca, onde tanto aluno quanto professor trocaram experiências em cada atividade realizada. Porém, alguns alunos apresentaram maior dificuldade de aprendizagem e precisaram de atenção diferenciada. Neste momento, foi solicitado aos alunos com menos dificuldades que colaborassem com os demais, auxiliando-os na realização das atividades. Ressalta-se, que essa colaboração se deu através de explicações, que contribuíssem para que as dúvidas dos mesmos fossem sanadas.
Reflexão sobre Aprendisagem
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário