GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS
PLANO DE AULA – METODOLOGIA DESAFIOS
Responsáveis:
Orientadora Educacional:
Denise Cirqueira de Lima Silva
Professora:
Maria Aparecida Dias
Terezinha Gomes de Sousa da Costa
Anos
2º ano
Habilidades a serem desenvolvidas:
Expressar oralmente com clareza
Relatar experiências e acontecimentos seguindo uma seqüência lógica da narração
Organizar informações obtidas
Desenvolver raciocínio lógico
Conteúdos:
Português:
Narração de fatos
Matemática:
Registros de informações em tabelas
Tempo estimado:
03 aulas – 07 a 09 de fevereiro de 2011
Recursos materiais:
Laptops UCA, quadro branco, folhas com tabelas digitadas
Desenvolvimento
1ª Etapa:
Apresentar no quadro branco o desafio:
Todos os alunos levaram no primeiro dia de aula um caderno, uma borracha e um lápis. Na hora do recreio alguns materiais se misturaram. Tente ajudar a professora a separar o material dos alunos sabendo que:
Crianças que misturaram o material: João, Lais e Davi
Os cadernos perdidos são: Smilinguido, do Ben 10 e Hot wheels
Os lápis são: 1 azul, 1 verde, 1 amarelo
A criança que tem o caderno do Smilinguido escreve com lápis azul.
Ela brincou no recreio com João que tem o caderno do Ben 10.
Davi ficou na sala escrevendo com seu lápis amarelo.
2ª Etapa:
Discutir com os alunos possíveis formas de resolução. Deixar os alunos se expressarem oralmente.
3ª Etapa:
Distribuir para os alunos tabelas e explicar sua utilidade, dando direcionamentos iniciais de resolução.
4ª Etapa
Deixar as crianças resolverem o desafio
5ª Etapa
Corrigir o desafio
6ª Etapa
Preencher os dados em tabela no editor de planilhas (kspread) nos laptops
7ª Etapa
Produzir um texto coletivo narrando os fatos do desafio.
8ª Etapa
Fazer ilustração do texto utilizando o tux paint
Cronograma de Trabalhos:
Etapas Data de realização
1ª etapa 07 de fevereiro de 2011
2ª etapa 07 de fevereiro de 2011
3ª etapa 07 de fevereiro de 2011
4ª etapa 07 de fevereiro de 2011
5ª etapa 07 de fevereiro de 2011
6ª etapa 08 de fevereiro de 2011
7ª etapa 09 de fevereiro de 2011
8ª etapa 09 de fevereiro de 2011
Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da participação oral dos alunos nas atividades propostas, pelo preenchimento da tabela.
Reflexão sobre Aprendisagem
Há 13 anos
Parabéns Terezinha, continue sendo essa professora compromissada e competente. Seu plano está maravilhoso! Quando for realizando as ações docronograma vai sempre publicando no seu blog. Sucesso sempre.
ResponderExcluirAbraço,
Madalena