CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA CURSISTA:TEREZINHA GOMES ATIVIDADE1.6 – REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM:EIXO 1 Ao realizar o primeiro Eixo de estudo que tratou referente Projetos (características, importância, teóricos, proposta de elaboração) destaco que as leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas, contribuíram para a ampliação de meus conhecimentos sobre esta metodologia de trabalho. Pois cada estudo realizado sobre o tema em questão, mais me convenço de sua importância na construção de conceitos e de entendimento dos conceitos construídos e sistematizados ao logo de sua história. Através de projeto de trabalho/estudo os alunos participam ativamente da construção de saberes, dado o interesse pelo objeto de estudo motivado por sua participação na escolha, definição e / ou concordância com a temática de estudo por ele proposta. Trabalhar com projetos tem sido uma das maiores recomendações pedagógicas, pois sua metodologia tem facilitado a criação, compreensão, produção e representação de conhecimentos, e, por ter o aluno como centro da aprendizagem, cujos estudos são estabelecidos e realizados a partir de seu interesse. Portanto uma das características do projeto de trabalho é seu caráter interdisciplinar, pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo interrelacionado, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. Um conteúdo pode não ter todas as áreas do conhecimento a ele agregadas, mas não existe sozinho, necessita de conhecimentos ariundos de diversas disciplinas para resolução das situações problema, dos desafios que são propostos. No entanto, parece simples, mas não é. Exige uma constante mudança e replanejamento, criatividade e postura com as diversas variantes que ocorrem no decorrer de cada atividade. Comunicação e sintonia de professores e alunos fazem com que um projeto decole ou não. Cabe cada um de nós fazer com que dê certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário