sábado, 26 de março de 2011

Atividade-1.2- Diálogo teórico

Atividade- 1.2 – Diálogo teórico


A prática educativa envolve uma constante busca de procedimentos para desenvolver nos alunos o interesse pelas atividades pedagógicas, fazendo com que adquirem o gosto pelo conhecimento cientifico. Tomando como base a perspectiva histórico – cultural e a prática do cotidiano escolar, isto e, a práxis, por isso o professor tem a obrigação de conhecer o real de seu aluno para, apartir da ir começar seu ensino.
Neste processo de ensino aprendizagem, enfatiza-se o trabalho com projetos na sala de aula, pois o professor evidencia objetivo a serem alcançados com seus alunos, através de levantamento de hipóteses, para, no coletivo buscar soluções para a resolução de problemas. Eles sempre devem ser embasados no real das crianças, favorecendo a aprendizagem do aluno em função da interação com o outro.
Sendo assim Vygotsk destaca que o bom ensino é aquele que estimula acriança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, “puxando” dela um novo conhecimento. Sendo que, ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno a ir além de sua capacidade. O ensino de um novo conteúdo não se resume á aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário