sábado, 26 de março de 2011

Atividade-1.3 - Projeto e suas caracteristica

Atividade-1.3 - Projeto e suas características

Sabemos que trabalhar com projetos tem sido uma das melhores formas de alcançar os objetivos propostos. É uma ação intencional, com um sentindo explicito, com um compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas viáveis á efetivação de sua intencionalidade. Pois no momento que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente acaba abordando conteúdos de outras disciplinas. Assim sendo, torna mais fácil a aplicação de interdisciplinaridade na exploração dos conteúdos, pois para se resolver um determinado problema, depende sempre de outro.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas idéias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que seja de interesse dos alunos. Pois sabemos que fica mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos.
Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário